O Livro Vermelho dos Cábulas


"O Livro Vermelho dos Cábulas", da autoria  do Professor Francês Jean-Charles  me foi oferecido pelo Dr. António Caleya Dias Freitas, Advogado, Amigo e Camarada de Armas  quando nos encontrávamos alocados no Quartel General em Luanda/RMA (início dos anos "70" do Século XX). É uma  hilariante colectânea de respostas dadas por Alunos em Prova, (oral e/ou escrita) que nos mostra autênticas "calinadas" à língua de todos nós, e sobretudo ao difícil "métier pedagógico" de qualquer professor em qualquer escola! 
Estas respostas na sua grande maioria são frases bastante absurdas! Coisas sem nexo, sem sentido, sem pés nem cabeça como soe dizer-se! Tais provas são um verdadeira festival de riso e boa disposição que me entusiasmaram a escrever mais tarde muitas das minhas crônicas literárias, contos e ensaios e sobretudo aumentar isto à minha colectânea de frases e fotos alegóricas em forma de trocadilhos! 
São estas expressões adaptadas também conhecidas por firulas e outros que tais. Os textos expostos em várias  dessas Crônicas minhas, nos muitos temas que eu costumo abordar,  às quais dei o título genério de "Catramonzeladas Literárias" são um reflexo da leitura deste livro (que guardo ciosamente) e algumas destas "calinadas" foram já publicadas nos meus Blogs anteriores a este novo Blog "CRÔNICAS DA EMIGRAÇÃO" assim como também na minha Página Literária e site pessoal do RL (Recanto das Letras.  
Contudo, este meu novo Blog não é apenas um convite para leitura dos meus textos de humor, não! 
O objectivo principal deste Blog "CRÔNICAS DA EMIGRAÇÃO"  é a divulgação das minhas obras escritas e/ou de uma ou outra colectânea de Poesias, Contos, Anedotas, Chistes, Criticas Literárias, Depoimentos, Cartas Literárias, Discursos Políticos, Biografias, Tradições, Usos e Costumes dos Povos e das Gentes dos vários lugares por onde eu tenha andado ao longo de mais de 60 anos de emigração. 
Uma das minhas frases preferidas é : O tempo é ouro! por isso eu agradeço a todos por o dividirem aqui comigo.   
Um forte e fraterno Abraço Transmontano, E muito obrigado pela visita. Voltem sempre... 

1 comentário:

  1. O objectivo principal deste Blog "CRÔNICAS DA EMIGRAÇÃO" é a divulgação das minhas obras escritas e/ou de uma ou outra colectânea de Poesias, Contos, Anedotas, Chistes, Criticas Literárias, Discursos Políticos, Biografias, Tradições, Usos e Costumes dos Povos e das Gentes dos vários lugares por onde eu tenha andado ao longo de mais de 60 anos de emigração.

    ResponderEliminar

O tempo é ouro! por isso eu agradeço a todos por dividirem o vosso aqui comigo. Sejam benvindos ao meu Blog da liberdade de brincar com as palavras em Português e outras línguas!

Catramonzeladas Literárias

Assim se fala, assim eu escrevo

Em homenagem póstuma à Saudosa Amiga Maria Fernanda Pinto eu vos trago aqui um texto em resposta a uma das últimas Cartas que ela me e...