Nas Ruas da Minha Aldeia




O Livro "Curriças de Caravelas" é essencialmente uma colectânea de Trovas da minha Autoria com palavras e expressões alegóricas ao modo de falar e de pensar na Região Transmontana onde eu nasci! Emigrei aos 13 anos de idade e me despedi com esta quadra mais ou menos emblemática:

… Nas ruas da minha Aldeia,
Aonde eu corria em pequenininho.
Hoje eu já só trago na ideia,
De lá poder voltar a andar devagarinho!




Sinopse do Livro Curriças de Caravelas – Trovas comentadas

Este é um ensaio auto-biográfico da Aldeia típica de Tras Os Montes – Norte de Portugal – e por analogia isto se estende a outras regiões do país com os seus usos e costumes. Tradições arreigadas ao longo dos séculos desde os primeiros povos que habitaram a região da Peninsula Ibérica.
A “anta” descrita sumáriamente nesta obra é uma espécie de oráculo situado estratégicamente longe do centro da Aldeia. 
Teóricamente ali se depositavam os tesouros obtidas da mineração durante a ocupação Romana e Islâmica, porém há também a teoria de que povos muito antigos eles levavam para lá os idosos que já não eram mais úteis à sociedade na aldeia de então.
O estilo prosa poética ou “trovas comentadas” faz parte das tendências do autor em preservar nomes e lembranças da Infância ali vivida tão efêmera, mas que deixou raizes profundas!



Um comentário:

  1. O livro impresso pode ser pedido através do site www.clubedeautores.com.br que envia por correio.
    Tanto o livro impresso como em PDF são pré-pagos.
    Bem hajam pela leitura! Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal/Brasil

    ResponderExcluir

O tempo é ouro! por isso eu agradeço a todos por dividirem o vosso aqui comigo. Sejam benvindos ao meu Blog da liberdade de brincar com as palavras em Português e outras línguas!

Catramonzeladas Literárias

Nóis fumo ó mercado da Rócas!

   Nóis Fumo Ó Mercado da Rócas! Este é um poema meu em homenagem aos Poetas Cordelistas  Potiguares, em especial dedicatória aos Sau...